Certificação de Viaturas de Interesse Histórico

A Fundação Abel e João de Lacerda, através do Museu do Caramulo e pela Portaria 1101/94, está reconhecida oficialmente como entidade oficial de Certificação de Viaturas de Interesse Histórico.

De acordo com o Despacho 10298/2001, as viaturas Certificadas com data de fabrico até 31 de Dezembro de 1959, ficam isentas de Inspecção Periódica Obrigatória de acordo com a seguinte tabela:

• Até 1918 – 10 anos

• De 1919 a 1945 – 8 anos

• De 1946 a 1959 – 6 anos

Embora não isentas de Inspecção Periódica Obrigatória podem ser consideradas de interesse histórico as viaturas da seguinte tabela:

• De 1960 – 6 anos
  • De 1961 a 1985 – 4 anos
  • Futuros Clássicos – 2 anos

O Certificado entregue atesta a qualidade como Viatura Histórica e permite o reconhecimento da mesma como Clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.

Marcações

Os pedidos de informação / Certificação poderão ser efectuados junto da Direcção do Clube FIAT de Portugal, se é associado do Clube. Todos os pedidos devem conter as seguintes informações:

• Local pretendido

• Data pretendida

• Marca

• Modelo

• Ano

• Matrícula

• Telefone

• Fotografias com boa qualidade (em formato JPG, JPEG, GIF ou TIF) da frente, lado, traseira, tablier, bancos da frente e trás (sem capas), interior da bagageira (vazia), compartimento do motor; ¾ de frente com matrícula visível;

• Cópia dos documentos do veículo incluindo última Inspecção.

Custos de certificação

• Clássicos Sob consulta ao Clube FIAT de Portugal
  • Futuros Clássicos Sob consulta ao Clube FIAT de Portugal
  • Placa de certificação para tablier (opcional) €17,00 (portes de correio incluídos)

Pontos a verificar nas Certificações:

• Carroçaria – Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, os cromados, as borrachas e os vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme.

• Capota – Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais e sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração.

• Estofos – Os estofos e interiores forrados, deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e de materiais de acordo com o modelo.

• Instrumentos – Os instrumentos deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior).

• Limpa Vidros – Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro.

• Iluminação – Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danificando a estrutura do veiculo.

• Chassis – O chassis deverá apresentar-se limpo e estar bem conservado.

• Suspensão – O sistema de suspensão deverá funcionar correctamente e ser original.

• Rodados – As jantes deverão estar em boas condições, com os respectivos tampões, quando for o caso, os pneus deverão ser de acordo com a medida dos documentos e deverão ser iguais entre si, em termos de medida e marca.

• Direcção – O volante deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas.

• Travões – Os travões deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência.

• Motor – O motor deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas.

• Sistema de Combustível – O sistema de combustível deverá ser o original.

• Transmissão – A transmissão deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada.

• Sistema Eléctrico – O sistema eléctrico deverá ser o original.

• Diversos – Todos os extras inseridos na viatura, como sejam rádios, faróis suplementares, antenas, etc, deverão ser de época e preferencialmente fazerem parte do catálogo da marca.

Em caso de dúvida sobre as condições do Veículo a certificar, poderão ser solicitados elementos adicionais que esclareçam as dúvidas.